ACENDA UMA LUZ
Um grupo de pessoas acompanhava Jesus em um caminho onde havia um cão morto que exalava cheiro desagradável, motivo para muitos comentários desfavoráveis, o Mestre disse: “olhem os lindos dentes do cão”.
Jesus não teria registrado o cheiro desagradável? Com adequada percepção registrou a cena em sua totalidade.
Simbolicamente podemos considerar os lindos dentes como possibilidade e o cheiro desagradável como problema.
No exame das situações da vida, somos hábeis em identificar problemas e também as possibilidades?
Quando consideramos o noticiário da televisão, dos jornais e de outros meios percebemos amplo destaque para os problemas. A tragédia, problema e o negativismo predominam em nossa cultura.
A proposta é exercitar a capacidade de semear luz em nossos relacionamentos na família, trabalho e na vivência social, através de atos, palavras e pensamentos.
Semear luz para uma colheita capaz de clarear nossos caminhos, especialmente quando surgirem dificuldades.
Acender luz é deixar o hábito da reclamação, lamentação e cobrança é apontar caminhos, propor soluções, reforçar a esperança, elevar a autoestima das pessoas e a própria.
Os que se consideram vítimas maldizem a escuridão, são criaturas reativas, movem-se pelo desconforto e sofrimento. O correto é assumir a responsabilidade por nosso destino, no uso do livre-arbítrio fazer escolhas e agir com entusiasmo, observar para fazer aos outros o mesmo que se deseja para si próprio.