CONTEÚDO DO SITE

Relacionamentos

 

        O tema "Relacionamentos" foi desdobrado do tema "Seja excelente" pela importância que representa. Alcançar a felicidade é o propósito da vida que acontece com o exercício do amor à Deus, ao próximo e para consigo mesmo. O amor ao próximo acontece no convívio com as pessoas no lar, no ambiente profissional e em outras situações na vida. As habilidades nos relacionamentos é que permitem o convívio harmonioso, portanto precisam ser aprendidas pelo treinamento. Dentre as habilidades se destacam àquelas que permitem fazer com que as pessoas sejam conquistas como amigas e outras necessárias para influenciar as pessoas. Influenciar no sentido de que queiram fazer o que for solicitado no lugar de se verem constrangidas.

        CNV- Comunicação Não Violenta. Quando entendemos nossas necessidades verdadeira, criamos um território comum com nossos interlocutores e os relacionamentos humanos tornam-se mais prazerosos, a comunicação passa a ser mais profunda.

        Marshall Rosenberg nos ensina a descobrir os sentimentos que pulsam em nós por trás das aparências. Mostra também como nossas ações são baseadas em necessidades humanas que todos buscamos preencher.

        Comunicação não-violenta é um manual prático para resolver conflitos de forma simples e eficaz. Os exercícios são descritos de maneira clara, podendo ser aplicados à vida privada e ao trabalho, em escolas, empresas, prisões, hospitais. Marshall realiza cursos e treinamentos também nas áreas política e social.

 

         Valores para a convivência

 

        O ser humano é social por natureza e necessita dos demais desde o seu nascimento até o fim da vida. Os seres sociais não são completos se lhes falta a relação com os outros; sua dimensão grupal é básica para desenvolver-se completamente.

Na verdade, é impossível educar um ser humano fora deste âmbito, e, por esse motivo, toda educação tem por fim criar hábitos que tornem possível viver em sociedade, aumentar seus benefícios, reduzir seus inconvenientes e colaborar com o progresso coletivo, para que todos e nós mesmos possamos tirar o máximo proveito.

        A maioria dos valores está diretamente relacionada com a convivência. Dificilmente alguém pode duvidar de que desenvolver em nossos filhos o respeito às pessoas e às coisas, ensinar-lhes a dialogar corretamente ou a cooperar com os demais não resultará em proveito de uma vida mais pacífica, de maior satisfação e bem-estar para a sociedade.

A educação de valores começa em casa.

 

Seja excelente

 

        Os temas dessa área têm como propósito a busca de respostas para as indagações básicas da vida: quem somos, de onde viemos, o que fazemos na Terra e para onde iremos. Trata-se do comumente rotulado como autodescobrimento, autoconhecimento ou desenvolvimento pessoal pela busca da excelência nas habilidades, comportamentos e atitudes.

        O primeiro passo é identificar qual é o propósito da vida. A vida entendida como uma sucessão de eventos que projeta o ser humano em várias experiências encarnatórias.

        Conforme ensinam os mestres o propósito da vida é algo a ser reconhecido no lugar de ser fixado segundo o entendimento de cada um. O propósito decorre do próprio ato que permitiu a origem do ser humano, Deus cria e define o propósito. O propósito da vida é alcançar uma condição de plenitude que permite estado permanente de  felicidade.

Reconhecido o propósito da vida cabe identificar o que permite a sua concretização. A resposta será encontrada no ensinamento de Jesus: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si.  A Regra de Ouro “Faça aos outros aquilo que deseja a si mesmo”, oferecida por todas as religiões e filosofias de cunho espiritualista, expressa a mesma recomendação para que se ame o próximo.

        Outro fundamento que orienta a vida é a Lei de Causa e Efeito, ou Lei de Ação e Reação ou, ainda, como ensinado por Jesus: à cada um será dado segundo suas obras, a colheita decorre da semeadura que cada um tenha realizado.

        A boa semeadura é reconhecida no bem que se pratica, única possibilidade para realizar a colheita da felicidade.

        O ser humano tem diante de si a imortalidade e a certeza absoluta que todos, sem nenhuma exceção, entrarão no exercício do propósito da vida, todos alcançarão a felicidade. Não há criaturas de segunda categoria, todos são filhos de Deus criados à sua imagem e semelhança.

 

Ecologia

 

         Essa página reúne a minha contribuição sobre essa tema e outras informações que julgo de interesse. Procuro orientar essa página segunda a seguinte perspectiva:

        Abordar o tema "Ecologia" é examinar questões ligadas ao Planeta Terra, nave que viaja velozmente pelo Universo. Entre os seus passageiros, o homem se destaca como criatura privilegiada, especialmente por poder amá-la e protegê-la.  Para tanto, Deus oferece-lhe a inteligência e a capacidade de desenvolver a mais sublime das virtudes, a caridade.

        Ser ecologista, ser defensor da natureza é o mesmo que ser Cristão.  É impossível compreender e proteger a natureza sem que sejam adotados, na forma de pensar, falar e agir, os valores contidos nos Evangelhos de Jesus.  Tampouco será possível o reconhecimento de um Cristão naquele que não amar profundamente a natureza.