DEFINA CLARAMENTE SUAS EXPECTATIVAS

Conto uma experiência da qual participei. Nessa ocasião eu tinha 17 anos e trabalhava numa empresa com escritório e loja no centro de São Paulo e uma fábrica num dos bairros da capital.

          Num sábado, ao final do expediente, o gerente determina para eu entregar um pacote de um cliente. Não era meu trabalho, mas como não havia outro disponível ele passou a tarefa dizendo: “entregue esse pacote na fábrica”.

          Apanhei o pacote e fui em direção da fábrica. Lá encontro o gerente da fábrica e informo:

          -- É para entregar esse pacote aqui.

          -- Como entregar aqui? Não sei nada a respeito.

          Diante da estranheza resolvemos verificar a nota fiscal que acompanhava o material a ser entregue. Segundo a nota o endereço era de uma fábrica, mas da fabrica do cliente.

          Na segunda-feira relato o acontecido e o gerente grita: “mas eu disse para entregar na fábrica”.

          Mas em que fábrica? Eu pensei.         

          Quantas vezes as pessoas se desviam das metas de um projeto porque os chefes não foram suficientemente claros na descrição do procedimento correto? Quanto desempenho ruim nasce da falta de clareza sobre o que é esperado? Quantos relacionamentos sofrem pela ausência de expectativas explicitadas e entendidas?