
IGNORÂNCIA OU MAL? O QUE FUNDAMENTA AS COISAS ERRADAS QUE FAZEMOS?
Ignorância ou mal? O que fundamenta as coisas erradas que fazemos?
Uma visão transformadora.
A origem do erro está na ignorância, entendida como ausência de conhecimento, e não no mal que possamos abrigar em nosso íntimo. Tampouco, a sua origem pode ser atribuída a entidades maléficas.
O culpado procura na punição a solução de sua dor, o responsável liberta-se pela reparação. A culpa debilita a auto-estima, a responsabilidade é própria daqueles que percebem estar no controle de seu próprio destino. Libertar-se da culpa é compreender o erro em sua real dimensão, bem como considerar que, ao agir, o indivíduo sempre escolhe a melhor alternativa que tem à disposição. A boa pedagogia busca motivar as criaturas pela responsabilidade. A motivação pela culpa é recurso de uma pedagogia ultrapassada e equivocada.
Sempre escolhemos nossa melhor opção
Ao agirmos ou deixarmos de agir estaremos sempre nos guiando por nossa melhor opção. Melhor à nossa disposição e não a melhor que possa existir.
Liberte-se da culpa.
No lugar de abrigar sentimentos de culpa, assuma a responsabilidade pelos resultados de seus atos, sejam bons ou inadequados
Como lidar com os erros.
O erros faz parte do processo de aprendizagem. Procure lembrar-se de alguma habilidade, que envolva complexidade, que tenha sido adquirida sem a ocorrência de erros.