O QUE PERCEBEMOS E ATRAÍMOS NASCE DE NOSSAS EXPECTATIVAS
Henry Ford que revolucionou a produção de automóveis ao criar a linha de montagem para o famoso Ford T ajuda-nos em nosso tema por afirmar:
“se você disser que irá conseguir estará certo
e se disser que não irá conseguir estará certo também.”
Irei utilizar-me de uma metáfora para uma introdução para o tema. Pela metáfora comparo a nossa vida a uma excursão através de uma floresta.
Imaginemos uma excursão de um grupo de pessoas através da floresta. Compõe o grupo um lenhador que fornece lenha para pizzarias, um botânico interessado em catalogar plantas especialmente as raras, um fotógrafo em que ilustra seu trabalho com fotos da natureza e uma pessoa que anteriormente enfrentou problema no contato com a floresta ao ser atacado por um animal selvagem.
Em razão dos interesses particulares dos excursionistas podemos afirmar que suas expectativas são diferentes.
O lenhador vê as árvores caídas e secas como excelentes para alimentar os fornos de seus clientes. O botânico logo é atraído por uma pequena flor e para melhor observá-la usa uma lente de aumento, entusiasmado anota o resultado da observação em seu caderno de notas. O fotógrafo não se cansa de focalizar e fotografar árvores majestosas, flores de lindas cores e formatos interessantes. O último integrante, aquele que teve problema anterior, olhava amedrontado na procura que algum tipo de ameaça.
A vida comparada a uma floresta permite que possamos alimentar as mais diferentes expectativas para nossa trajetória.
As expectativas podem compreender uma floresta bela e iluminada, como locais aprazíveis para vivenciarmos nossas experiências ainda que tenha setores que exigem empenho para serem transpostos.
Para muitos ela será em grande parte do tempo escura e repleta de obstáculos considerados intransponíveis. Para uns a floresta será plena de oportunidades e para outros um campo de ameaças. Para muitos será pontilhada de momentos de alegria para serem compartilhados com a família e amigos, outros desolados creem que a floresta é fonte de injustiças e incompreensões.
De uma coisa poderemos estar certos a floresta da vida é complexa e desafiadora que solicita de nós adequada compreensão.
Nesse ponto quero convidá-lo e refletir sobre suas expectativas em relação a essa excursão que se renova diariamente ainda que não percebamos essa característica.