top of page

TREINAR NA BUSCA DA EXCELÊNCIA

Toda ação repetida gera håbito.
O hĂĄbito muda o carĂĄter.
O carĂĄter muda a existĂȘncia.

 

 

       A aquisição e o aprimoramento de habilidades requer a realização de exercĂ­cios, ou seja, muito treinamento.  Nos esportes, nas artes, nas profissĂ”es e em qualquer tipo de atividade sempre haverĂĄ recursos de treinamento para se adquirir habilidades, condição aceita com naturalidade. Quando o foco repousa sobre as atitudes, comportamentos e pensamentos o treinamento dificilmente Ă© reconhecido como alternativa e, muito menos, buscado de maneira deliberada e consciente.

        As atitudes, comportamentos e pensamentos seguem padrĂ”es que surgem da repetição reativa das pessoas.  Diante das circunstĂąncias e das demandas, prĂłprias ou dos outros, as pessoas reagem repetitivamente e estabelecem condicionamentos fixados na mente inconsciente.

        As respostas surgem de maneira desconhecida, muitos podem atĂ© pensar que nĂŁo decorrem de condicionamentos adquiridos, julgam ser condição da prĂłpria essĂȘncia do ser ou resultado de herança genĂ©tica.

         A conquista de atitudes, comportamentos e pensamentos, capazes de melhorar a vida, Ă© um objetivo assentado na seguinte premissa: agir no lugar de reagir.  Trata-se de orientar a vida em função daquilo que se quer, no lugar de procurar se afastar do que nĂŁo se quer. Muitas vezes, se toma, num primeiro momento, algo que nĂŁo se quer, mas que deve e pode ser convertido em algo que se quer. Assim, por exemplo, fixa-se como objetivo ser altruĂ­sta no lugar de querer se afastar do egoĂ­smo.

         Identificado com clareza os novos objetivos a serem alcançados correspondentes Ă s atitudes, aos comportamentos e padrĂ”es de pensamento, ou mesmo para buscar reforçar as habilidades existentes, o passo seguinte Ă© identificar as possibilidades de treinamento.

         Nas gravaçÔes “Trocando em miĂșdos”, “Busque o simples e coloque em ação” e “Visualização”, serĂŁo encontradas sugestĂ”es e possibilidades de treinamento.

         Em outra gravação, “O que, por que e como”, se quer realçar que o conhecimento, que leva Ă  concretização da ação e da instalação de novas atitudes, comportamentos e padrĂ”es de pensamento, sĂł Ă© alcançado quando as trĂȘs proposiçÔes sĂŁo atendidas: o que, por que e como. Comumente, nas exortaçÔes, religiosas e de outras procedĂȘncias, Ă© dada ĂȘnfase para “o que”, enquanto o “por que” sofre sĂ©rias limitaçÔes e o “como” geralmente Ă© o grande ausente.

O que, por que e como

O conhecimento que beneficia o agir compreende essas trĂȘs proposiçÔes.

O que, por que e como - Unknown Artist
00:00 / 00:00

Treinar

Essa é a proposta para desenvolvermos novas atitudes, comportamentos e padrÔes de pensamento.

Treinar - Unknown Artist
00:00 / 00:00

Habilidades no piloto automĂĄtico.

 

Através da repetição conseguimos automatizar nossas habilidades e comportamento. Foi assim que aprendemos a andar, falar, escrever e hoje usamos essas habilidades sem pensarmos no que estamos fazendo. O mesmo ocorre com nossas atitudes e comportamentos quer sejam favoråveis ou não. As reaçÔes que temos diante de diferentes estímulos foram aprendidas e automatizadas.

Habilidades no piloto automĂĄtico - Unknown Artist
00:00 / 00:00

Trocando em miĂșdos

 

Como as pequenas coisas do dia-a-dia podem servir para exercitarmos novas atitudes, comportamentos e padrÔes de pensamento.

Trocando em miĂșdos ( parte 1 ) - Unknown Artist
00:00 / 00:00
Trocando em miĂșdos ( parte 2 ) - Unknown Artist
00:00 / 00:00

Visualização

Esse recurso permite reforçar atitudes e comportamentos experimentados no passado e projetar outros em situaçÔes futuras. A mente reĂșne imagens, sons e sensaçÔes para produzir "filmes" de sucesso.

Visualização - Unknown Artist
00:00 / 00:00
bottom of page