TREINAR NA BUSCA DA EXCELĂNCIA
Toda ação repetida gera håbito.
O hĂĄbito muda o carĂĄter.
O carĂĄter muda a existĂȘncia.
A aquisição e o aprimoramento de habilidades requer a realização de exercĂcios, ou seja, muito treinamento. Nos esportes, nas artes, nas profissĂ”es e em qualquer tipo de atividade sempre haverĂĄ recursos de treinamento para se adquirir habilidades, condição aceita com naturalidade. Quando o foco repousa sobre as atitudes, comportamentos e pensamentos o treinamento dificilmente Ă© reconhecido como alternativa e, muito menos, buscado de maneira deliberada e consciente.
As atitudes, comportamentos e pensamentos seguem padrÔes que surgem da repetição reativa das pessoas. Diante das circunstùncias e das demandas, próprias ou dos outros, as pessoas reagem repetitivamente e estabelecem condicionamentos fixados na mente inconsciente.
As respostas surgem de maneira desconhecida, muitos podem atĂ© pensar que nĂŁo decorrem de condicionamentos adquiridos, julgam ser condição da prĂłpria essĂȘncia do ser ou resultado de herança genĂ©tica.
A conquista de atitudes, comportamentos e pensamentos, capazes de melhorar a vida, Ă© um objetivo assentado na seguinte premissa: agir no lugar de reagir. Trata-se de orientar a vida em função daquilo que se quer, no lugar de procurar se afastar do que nĂŁo se quer. Muitas vezes, se toma, num primeiro momento, algo que nĂŁo se quer, mas que deve e pode ser convertido em algo que se quer. Assim, por exemplo, fixa-se como objetivo ser altruĂsta no lugar de querer se afastar do egoĂsmo.
Identificado com clareza os novos objetivos a serem alcançados correspondentes às atitudes, aos comportamentos e padrÔes de pensamento, ou mesmo para buscar reforçar as habilidades existentes, o passo seguinte é identificar as possibilidades de treinamento.
Nas gravaçÔes âTrocando em miĂșdosâ, âBusque o simples e coloque em açãoâ e âVisualizaçãoâ, serĂŁo encontradas sugestĂ”es e possibilidades de treinamento.
Em outra gravação, âO que, por que e comoâ, se quer realçar que o conhecimento, que leva Ă concretização da ação e da instalação de novas atitudes, comportamentos e padrĂ”es de pensamento, sĂł Ă© alcançado quando as trĂȘs proposiçÔes sĂŁo atendidas: o que, por que e como. Comumente, nas exortaçÔes, religiosas e de outras procedĂȘncias, Ă© dada ĂȘnfase para âo queâ, enquanto o âpor queâ sofre sĂ©rias limitaçÔes e o âcomoâ geralmente Ă© o grande ausente.
O que, por que e como
O conhecimento que beneficia o agir compreende essas trĂȘs proposiçÔes.
Treinar
Essa é a proposta para desenvolvermos novas atitudes, comportamentos e padrÔes de pensamento.
Habilidades no piloto automĂĄtico.
AtravĂ©s da repetição conseguimos automatizar nossas habilidades e comportamento. Foi assim que aprendemos a andar, falar, escrever e hoje usamos essas habilidades sem pensarmos no que estamos fazendo. O mesmo ocorre com nossas atitudes e comportamentos quer sejam favorĂĄveis ou nĂŁo. As reaçÔes que temos diante de diferentes estĂmulos foram aprendidas e automatizadas.
Trocando em miĂșdos
Como as pequenas coisas do dia-a-dia podem servir para exercitarmos novas atitudes, comportamentos e padrÔes de pensamento.
Visualização
Esse recurso permite reforçar atitudes e comportamentos experimentados no passado e projetar outros em situaçÔes futuras. A mente reĂșne imagens, sons e sensaçÔes para produzir "filmes" de sucesso.