O BASTÃO FALANTE

O bastão falante - Unknown Artist
00:00 / 00:00

 

             Nações indígenas dos Estados Unidos e do Canadá utilizam um “Bastão Falante”, uma peça de madeira entalhada, de um metro e meio de altura, onde está gravado o nome Bald Eagle (Águia Careca).

            Sempre que as pessoas se reúnem, o Bastão Falante está presente. Somente a pessoa que o empunha pode falar. Enquanto o estiver segurando, a pessoa pode falar até ter certeza de que foi entendida. Os outros não podem apresentar observações, argumentos, não podem concordar nem discordar. Tudo o que podem fazer é procurar entender quem está falando e articular esse entendimento. Logo que a pessoa se sente entendida, passa o Bastão e procura que essa outra pessoa se sinta entendida. Enquanto ela faz suas observações, é preciso ouvir, reafirmar e mostrar empatia até que ela se sinta realmente entendida.

           Desse modo, todas as partes envolvidas se responsabilizam por 100% da comunicação, tanto a fala quanto a escuta. Quando todas as partes se sentem entendidas, costuma acontecer algo impressionante. A energia negativa se dissipa, as discordâncias se evaporam, aumenta o respeito mútuo e as pessoas se tornam criativas. Surgem novas ideias. Aparecem outras alternativas e melhores.