COMPETĂNCIA PARA EXECUTAR TAREFAS, COMUNICAR E CONVIVER
A capacitação para a vida compreende a aquisição de habilidades que permitem executar tarefas, comunicar-se e conviver harmoniosamente com as pessoas.
HĂĄbil Ă© quem tem uma disposição de espĂrito e de carĂĄter que o torna particularmente capaz de resolver as situaçÔes que se lhe apresentam ou para agir de maneira apropriada aos fins a que visa.
TAREFAS
Tarefas sĂŁo as coisas que fazemos. A do pedreiro Ă© construir edifĂcios, do eletricista cuidar das instalaçÔes elĂ©tricas, do mĂ©dico e dentista cuidarem da saĂșde das pessoas. Elas tambĂ©m sĂŁo encontradas no lar onde os pais tĂȘm importantes incumbĂȘncias na educação dos filhos e manutenção da casa. Nas mais diferentes organizaçÔes como igrejas, instituiçÔes culturais, econĂŽmicas e sociais, alĂ©m de muitas outras sempre haverĂĄ tarefas para serem realizadas.
Não hå dificuldades em reconhecer as alternativas para desenvolver as habilidades necessårias na execução das tarefas. Assim, se alguém quiser dirigir um automóvel não terå a menor dificuldade para concretizar esse propósito porque sabe que deve procurar uma autoescola, receber as aulas necessårias, estudar o código de trùnsito e ser submetido a exame. Cumpridas essas etapas, serå obtida a habilidade necessåria.
APERFEIĂOAMENTO CONTĂNUO
O aperfeiçoamento contĂnuo das habilidades que precisamos para executar nossas tarefas Ă© importante. HĂĄ a fase da vida que ocupamos os bancos escolares para nossa preparação nos mais diferentes campos de atividades. No lugar de uma fase de preparação as condiçÔes atuais apontam para a necessidade de empenho continuado no aperfeiçoamento de nossas habilidades, bem como na aquisição de outras.
Os tempos atuais trazem novas possibilidades e exigĂȘncias segundo uma dinĂąmica de mudanças constantes, por isso os conhecimentos precisam de permanente atualização sob pena de serem ultrapassados.
Quando nos aplicamos em favor de nossa qualificação Ă© natural que façamos disso tambĂ©m uma fonte de satisfação. Todos ficam gratificados quando percebem o reconhecimento da qualidade do que fazem e tĂȘm a autoestima favorecida por elogios recebidos.
HABILIDADE NA EXECUĂĂO DE TAREFAS NĂO Ă CONDIĂĂO SUFICIENTE
Sermos habilidosos na execução das tarefas nĂŁo Ă© condição suficiente para que sejamos bem sucedidos em nossas vidas. AlĂ©m dessa habilidade Ă© necessĂĄrio sermos capazes de estabelecer comunicação eficiente com as pessoas e manter uma convivĂȘncia harmoniosa com quem nos relacionamos.
Na vida profissional é comum encontramos situaçÔes que merecem consideração. Tomemos como exemplo um operador de uma empilhadeira que exige certa capacitação para ser movimentada em armazéns e nas fåbricas. O bom operador de empilhadeira pode ser promovido a supervisor, assim deixarå essa tarefa para dirigir uma equipe. Pode acontecer que venha a ser um fracassado porque a habilidade que irå necessitar não serå mais de operador. Ainda que essa habilidade seja importante para orientar seus subordinados a operar as empilhadeiras, torna-se fundamental a sua capacidade de relacionar-se com as pessoas.
A HABILIDADE MAIS IMPORTANTE
Qual Ă© a habilidade mais importante para que o sucesso seja alcançado? SerĂĄ a que permite executar tarefas ou a de relacionamento que compreende as capacidades de comunicação e convivĂȘncia?
Pesquisas demonstram que a habilidade de relacionamento tem o dobro de importùncia quando comparada com a habilidade de executar tarefas. Isso deixa claro que para alcançar qualificação em nossa vida é necessårio obter condiçÔes favoråveis naquilo que fazemos, mas também na maneira de nos relacionarmos com as pessoas.
Relacionamento saudĂĄvel Ă© o fator mais importante para se sair bem em qualquer ĂĄrea da vida. LĂderes, empreendedores, professores, religiosos, pais e filhos serĂŁo bem sucedidos se forem mestres em relacionamentos. O que vemos com frequĂȘncia sĂŁo desencontros que dĂŁo origem a relacionamentos complicados e neurĂłticos, atĂ© a convivĂȘncia consigo mesmo Ă© pautada mais pelas divergĂȘncias que por um estado de harmonia.
O mestre em relacionamento se faz amigo de muitos. Ele toma a iniciativa e nĂŁo mede esforços para criar vĂnculos de amizade. Como consequĂȘncia acaba por ter muitos amigos. Mas a orientação bĂĄsica Ă© primeiro se fazer amigo para depois colher a amizade das pessoas.
ONDE ENCONTRAR CURSOS SOBRE HABILIDADE NOS RELACIONAMENTOS
Se de um lado é fåcil encontrar cursos para o aprendizado de habilidades requeridas na execução de tarefas, o mesmo não acontece quando o interesse é buscar habilidades de relacionamento.
Essa ausĂȘncia de cursos talvez seja resultado do fato de nĂŁo ser percebida de uma maneira efetiva que relacionar-se Ă© uma habilidade.
Reconhecemos a existĂȘncia de habilidades nas atividades dos pedreiros, encanadores, mĂșsicos, mĂ©dicos e de tantos outros, porĂ©m a habilidade de relacionar-se Ă© algo que nĂŁo percebemos bem por desconhecermos os elementos que fundamentam essa capacidade.
AUSĂNCIA DE CONHECIMENTO SISTEMATIZADO
A vida ensina atravĂ©s de vĂĄrias situaçÔes procedimentos que podem ser favorĂĄveis e outros desfavorĂĄveis nos relacionamentos, mas os comportamentos e as atitudes sĂŁo regidos mais pelas circunstĂąncias e humores de cada momento. Mal comparando, Ă© algo semelhante a um mĂșsico que aprende a tocar seu instrumento sem ter o auxĂlio dos cursos encontrados nos conservatĂłrios musicais.
A ausĂȘncia de percepção clara que relacionar-se Ă© uma habilidade impede tambĂ©m o reconhecimento da importĂąncia do treino dos fundamentos requeridos.
Ao observar, por exemplo, alunos de balĂ© e atletas nos treinos que realizam percebe-se que os fundamentos sĂŁo repetidos atĂ© a exaustĂŁo. Aos poucos e depois de bastante empenho os aprendizes adquirem a competĂȘncia no que pretendem fazer. A aquisição da competĂȘncia nos fundamentos das habilidades nos relacionamentos necessita de procedimento idĂȘntico.
RECONHECER A IMPORTĂNCIA DOS RELACIONAMENTOS
Se nĂŁo hĂĄ cursos e nĂŁo temos uma visĂŁo muito clara da prĂłpria importĂąncia da habilidade de relacionamento que nem reconhecemos como habilidade , o que fazer entĂŁo?
Começar por reconhecer a importĂąncia de saber relacionar-se de forma conveniente. Para facilitar o reconhecimento podemos realçar dois objetivos bĂĄsicos que podem ser alcançados quando hĂĄ competĂȘncia nos relacionamentos: conquistar amigos e influenciar as pessoas.
CONQUISTAR AMIGOS
Conquistar amigos Ă© de fato extremamente importante porque o amigo pode ser seu filho, cĂŽnjuge, irmĂŁo, pai, mĂŁe, pessoa que trabalha consigo alĂ©m de outras pessoas encontradas nas diversas possibilidades de convĂvio que a vida em sociedade enseja.
Teremos facilidades nas atividades profissionais que exercemos quando podemos contar com uma significativa rede de amizades ou ânetworkingâ. Networking Ă© a uniĂŁo dos termos em inglĂȘs "Net", que significa "Rede"; e "Working", que Ă© "Trabalhando". O termo, em sua forma resumida, significa que quanto maior for a rede de contatos de uma pessoa, maior serĂĄ a possibilidade de ela conseguir uma boa colocação profissional.
Redes de relacionamentos profissionais podem nĂŁo compreender pessoas amigas, mas pelo menos nos consideram e tĂȘm algum tipo de interesse em cultivar esse vĂnculo.
INFLUENCIAR AS PESSOAS
Influenciar as pessoas Ă© fundamental porque se observarmos as coisas que necessitamos, geralmente elas vĂȘm atravĂ©s de alguĂ©m. Para que possamos conseguir aquilo que nos importa, se tivermos a capacidade de influenciar as pessoas de maneira adequada seremos muito mais bem sucedidos.
Quando a influĂȘncia segue a âlei de ouroâ que diz para fazer aos outros o mesmo que desejamos para nĂłs, ela Ă© harmoniosa e aumenta a possibilidade em que as solicitaçÔes sejam pedidos e nĂŁo exigĂȘncias.
Vamos supor que sejamos um supervisor numa empresa onde dirigimos uma equipe que deve realizar as tarefas esperadas que sejam feitas. Como iremos conseguir isto? Existe o estilo capataz para obter âna marraâ, faça o que quero ou serĂĄ demitido. Faça as coisas bem feitas ou poderĂĄ haver desconto em seu salĂĄrio ou ficar sujeito a outras puniçÔes. Mas existe outra forma em que as pessoas nĂŁo apenas farĂŁo as coisas solicitadas como tambĂ©m atenderĂŁo de bom grado. Isso requer que o relacionamento seja pautado pela amizade e que haja disposição de estabelecer parcerias. Com as parcerias todos terĂŁo benefĂcios ou pelo menos a gentileza estarĂĄ presente.
ESTUDO E TREINO
Quando falamos de habilidades temos que chegar a pontos que permitam o exercĂcio atravĂ©s da repetição atĂ© transformar aquilo numa habilidade que iremos usar sem dificuldades.
Considere um importante fundamento, como exemplo: saber ouvir. à reconhecer a importùncia de saber ouvir como objetivo de compreender o que o interlocutor fala. Permitir que o outro fale sem interrupçÔes. O diålogo interior também deve ser evitado para que a atenção esteja inteiramente voltada àquele que fala. Concentrar-se em ouvir apenas ouvir.
LIVROS QUE PODEM AJUDAR
Livros que podem ajudar nesse tipo de estudo: âVencendo com as Pessoasâ, de John C. Maxwell, e âOs Sete HĂĄbitos das Pessoas muito Eficazesâ, de Stephen R. Covey.
Merece destaque especial o livro âComo Conquistar Amigos & Influenciar Pessoasâ, de Dale Carnigie, escrito em 1937, com mais de 50 milhĂ”es de exemplares vendidos. Nesse longo perĂodo o livro foi atualizado e aperfeiçoado. Sua leitura Ă© agradĂĄvel e deve ser considerado como fonte de estudo permanente e nĂŁo para simples leitura e depois ser deixado na estante.
Outro recurso Ă© nas livrarias pedir livros que abordam questĂ”es de relacionamentos. Leia as âorelhasâ, o sumĂĄrio, o prefĂĄcio e a apresentação. Sempre acontece que alguma coisa de nosso interior diz âeste Ă© o livroâ. Foi dessa forma que comecei a me aprofundar nesse tema porque nĂŁo tive oportunidade de fazer algum curso, pois como jĂĄ destaquei nĂŁo existem cursos voltados para o desenvolvimento dessa habilidade.