COMO FAZER AS PESSOAS SE SENTIREM IMPORTANTES
Há algo em comum no egoísmo e no altruísmo: o interesse. Associa-se o interesse como algo exclusivamente relacionado ao egoísmo. Temos receio em reconhecer isso em decorrência das insistentes afirmações para que façamos o bem de maneira incondicional, portanto, destituído de qualquer tipo de interesse.
Essa imposição está em desacordo com a lei que assegura que sempre colhemos o resultado de nossas semeaduras. A colheita não é restrita às más semeaduras, está presente em qualquer semeadura que fizermos. Não há como fazer o bem sem que colhamos o resultado. Recomendação correta é não cobramos qualquer tipo de retribuição daquele que ajudarmos. A vida sempre irá se encarregar da retribuição. A boa semeadura permite colhermos em dobro ou até mais.
O que é necessário considerar é a qualidade do interesse. Este será legítimo se fizermos aos outros o mesmo que desejarmos para nós.
Os interesses presentes nas ações altruísticas atendem a esse imperativo, enquanto o egoísmo visa ao exclusivo interesse do autor da ação.
Compreender que sempre colocamos nossos interesses em primeiro lugar é a chave que abre as portas nos relacionamentos.
Dos interesses das pessoas destaca-se aquele de serem consideradas importantes pelo que fazem, têm ou são. É a busca da autoestima. Condição que decorre das pessoas confiarem na capacidade de fazerem coisas e sentirem-se merecedoras de consideração pelos resultados que alcançarem.
Em nossos relacionamentos temos que considerar que as pessoas estão muito interessadas nelas mesmas. Portanto, o principal objetivo é falarmos sobre elas se quisermos ser bem sucedidos. Falemos sobre temas de interesse delas: sentimentos, família, amigos, status, necessidades, opiniões e pertences. Sobre essas questões a nosso respeito falar apenas quando formos indagados.
Quando procurarmos fazer com que as pessoas sintam-se importantes devemos fazer isso de forma legítima. Destacaremos aquilo que favoreça a pessoa e seja, ao mesmo tempo, verdadeiro.
Em razão da lei da semeadura, quando destacarmos aspectos que favoreçam a autoestima das pessoas teremos assegurada a mesma consideração em relação a nós.
Para fazermos as pessoas sentirem-se importantes, usaremos diversas habilidades. Entre elas a capacidade de elogiarmos as pessoas.
Elogiar o comportamento, a aparência e aquilo que a pessoa possuir. Isso requer tenhamos capacidade de reconhecer o que legitimamente é merecedor de elogio.
Ao formularmos um elogio comecemos com a citação do nome da pessoa. Isso aumenta a credibilidade, que poderá ser reforçada se dissermos também o que justifica o elogio.
Ouvir de forma eficaz é outra habilidade que valoriza as pessoas. Ouçamos de forma ativa, não interrompamos, fiquemos dentro do assunto de interesse deixando a pessoa terminar de falar.
Saber agradecer nas situações em que formos merecedores de algum tipo de consideração é também recurso para realçarmos a importância das pessoas.