VALORES PARA A CONVIVĂNCIA - PERSISTĂNCIA
A PERSISTĂNCIA SIGNIFICA ALGUMA COISA?
A aceleração das mudanças nos Ășltimos cinco anos tornou possĂvel que as mudanças sociais, cientĂficas, tĂ©cnicas... fossem mais intensas do que as que se deram ao longo de cinco sĂ©culos. Estamos na cultura do "usar e jogar fora"; sĂł a um tolo ocorreria mandar para o conserto uma caneta esferogrĂĄfica que nĂŁo escreve: joga-se fora e compra-se uma nova. A imensa maioria dos objetos cotidianos Ă© utilizada uma Ășnica vez. Por sorte, a cultura da reciclagem lhes dĂĄ uma posterior utilidade, ainda que em campos bem distantes aos do produto original.
Durante toda a histĂłria da humanidade, os filhos aprenderam com os pais: lĂngua, mitos, costumes, conduta, cultura, tĂ©cnica e profissĂŁo. Nos nossos dias, os pais aprendem com os filhos: lĂngua, mitos, costumes, conduta, cultura, tĂ©cnica, profissĂŁo e... as Ășltimas novidades em informĂĄtica, mĂșsica e carros.
Estamos na cultura da mudança. Talvez devĂȘssemos falar da constĂąncia da mudança!
APESAR DE TUDO, ADMIRAMOS A PERSISTĂNCIA
Ainda que se trate de um valor de baixa cotação entre os jovens, devemos reconhecer que admiramos as pessoas que em sua vida demonstram grande tenacidade ou constĂąncia. Sabemos que as grandes figuras do pensamento, da ciĂȘncia, das artes, da tĂ©cnica, dos esportes... foram perseverantes em seus projetos e realizaçÔes: foram constantes.
A veleidade nĂŁo sustenta grandes descobrimentos ou empresas duradouras. Houve grandes pesquisadores em todos os campos que tornaram possĂvel um progresso humano de proveito universal graças Ă continuidade de seu trabalho.
Nossos filhos podem se sensibilizar com a fidelidade "obstinada" de seus Ădolos esportivos para conseguir os recordes que os levaram ao pĂłdio dos herĂłis. Compreendem facilmente a quantidade de horas de treinamento necessĂĄrias para conseguir e manter suas marcas histĂłricas. Se praticam algum esporte ou tocam algum instrumento musical, sabem que Ă© preciso tenacidade para chegar a triunfar ou, pelo menos, sair da mediocridade.
Admiramos as pessoas que demonstraram grande tenacidade
A PERSISTĂNCIA Ă FONTE DE POSSIBILIDADES
Aos nossos filhos pode parecer que a constĂąncia limita ou entorpece suas possibilidades, mas com nossa conduta e nosso diĂĄlogo devemos mostrar-lhes que Ă© justamente o contrĂĄrio: a constĂąncia aumenta as possibilidades, a criatividade, os recursos disponĂveis, ou seja, abre o leque ao invĂ©s de fechĂĄ-lo.
Os exemplos se multiplicam e eles mesmos podem nos ajudar a encontrĂĄ-los:
âą No mundo do esporte. O atleta, o ginasta, o nadador, o patinador ou qualquer outro desportista terĂĄ capacidade de superar os recordes estabelecidos, inventar novos estilos e chegar mais longe depois de anos de treinamento perseverante.
âą No mundo da arte. O mĂșsico, o pintor, o bailarino, com muitos anos de ofĂcio, serĂĄ capaz de criar e recriar uma infinidade de variaçÔes e novas ideias.
âą No mundo dos idiomas. Anos de aprendizagem e prĂĄtica fazem com que uma lĂngua estrangeira chegue a parecer prĂłpria, e facilitam a aprendizagem de novos idiomas.
âą No mundo da tĂ©cnica, Quem seja hĂĄbil em algum ofĂcio (cozinheiros, encadernadores, eletricistas, ferreiros, carpinteiros...), tirarĂĄ de sua experiĂȘncia repetida e comprovada, com ĂȘxitos e fracassos, uma infinidade de possibilidades criativas, modificadas e adaptadas a cada situação.
FRASES CĂLEBRES
- Ăgua mole em pedra dura, tanto bate atĂ© que fura. (ProvĂ©rbio clĂĄssico)
- Ă preciso semear mesmo depois de uma mĂĄ colheita. (SĂȘneca, filĂłsofo latino)
- Ă mais fĂĄcil fazer muitas coisas do que fazĂȘ-las por muito tempo. (Quintiliano, retĂłrico romano)
- A vitĂłria Ă© do mais perseverante. (NapoleĂŁo I, imperador francĂȘs)
- A constĂąncia obtĂ©m as coisas difĂceis em pouco tempo. (Benjamin Franklin, polĂtico norte-americano)
- A perseverança é a virtude pela qual todas as demais virtudes dão frutos. (Arturo Graf, escritor italiano)
OS FANATISMOS
- Papai, vocĂȘ vive dizendo que eu devo ser constante; os fanĂĄticos tambĂ©m sĂŁo muito constantes, nĂŁo sĂŁo?
- Sim, filha, os fanĂĄticos e os obsessivos sĂŁo muito constantes, vocĂȘ tem razĂŁo.
- EntĂŁo isso significa que a constĂąncia pode ser boa e mĂĄ?
- Exatamente, como todas as coisas na vida. Da mesma maneira que o fogo Ă© bom e mau, a ĂĄgua Ă© boa e mĂĄ, a energia atĂŽmica Ă© boa e mĂĄ, o ĂĄlcool Ă© bom e mau. Tudo depende do uso que fazemos. O mesmo ocorre com a tenacidade, a perseverança ou a persistĂȘncia. Pode haver perseverantes no crime, no Ăłdio, na mentira, na violĂȘncia, na preguiça! , e perseverantes na ajuda ao prĂłximo, no amor, na investigação pacĂfica, no trabalho, na honradez, no otimismo...
- E como poderei distinguir um fanĂĄtico, por exemplo, de um "bom perseverante"?
- A diferença nĂŁo Ă© simples. O bom e o mau dependem do que cada pessoa entenda por isso. TerĂamos de entrar no coração de cada pessoa para ver suas verdadeiras intençÔes. De todo modo, hĂĄ pessoas que, independentemente de suas intençÔes, fazem mal aos outros e os tornam infelizes. A sociedade, ou seja, todas as pessoas com quem convivemos, deve procurar fazer com que esses "maus perseverantesâ abram os olhos e contribuam para o bem de todos.
- Eu posso me tornar uma fanĂĄtica?
- Infelizmente, sim. O que posso fazer Ă© lhe dar trĂȘs conselhos para que isso nĂŁo aconteça. Em primeiro lugar, pergunte sempre: por que faço isso? Em segundo lugar, escute com atenção as crĂticas que lhe fazem; e, em terceiro lugar, pense de verdade que vocĂȘ nĂŁo Ă© a Ășnica a ter razĂŁo.
- SĂŁo como fĂłrmulas mĂĄgicas?
- Nada de mĂĄgicas! Por acaso as vacinas sĂŁo mĂĄgicas? Pois essas trĂȘs perguntas sĂŁo uma vacina contra o fanatismo. Eu lhe direi por quĂȘ: os fanĂĄticos nunca querem criticar o que fazem; tampouco escutam com prazer quem os critica, nem tiram proveito de suas observaçÔes; e, sobretudo, creem que todos os demais estĂŁo equivocados e que sĂł eles possuem a verdade. Esta Ă© a raiz do fanatismo, pode acreditar.
NEM TUDO Ă PERSISTĂNCIA AINDA QUE PAREĂA
Ao ouvir a palavra "persistĂȘncia" nos vĂȘm Ă mente, e Ă mente de nossos filhos (nĂŁo os esqueçamos!) muitos conceitos estreitamente vinculados a ela, mas de caracterĂsticas bem diferentes. Para esquematizĂĄ-los, vamos agrupĂĄ-los em trĂȘs categorias segundo estes critĂ©rios:
âą Palavras parecidas. SĂŁo palavras que nos trazem conceitos semelhantes Ă persistĂȘncia. Algumas sĂŁo praticamente sinĂŽnimas, outras conservam certos matizes interessantes que enriquecem a primeira ideia, convĂ©m conhecĂȘ-las para aproveitar essa riqueza de significados.
âą Palavras opostas. SĂŁo palavras que podemos vincular Ă persistĂȘncia de forma abusiva. SĂŁo exageros ou deformaçÔes "patolĂłgicas" e imorais que, frequentemente, nossos filhos podem relacionar com a persistĂȘncia. Devemos explicar-lhes que sĂŁo conceitos condenĂĄveis e que nĂŁo podemos colocĂĄ-los na mesma cesta.
âą Palavras independentes. Este grupo traz uma sĂ©rie de palavras positivas, altamente valorizadas em nossa cultura, e com razĂŁo. Ă possĂvel que pareçam contraditĂłrias Ă persistĂȘncia, mas Ă© uma contradição aparente. Podemos ser muito constantes e, ao mesmo tempo, muito criativos ou muito tolerantes, porque sĂŁo valores perfeitamente compatĂveis. Assim deve ocorrer em uma pessoa equilibrada e madura.
PARECIDAS COM PERSISTĂNCIA
Disciplina
Controle
Tenacidade
Compromisso
Obrigação
Continuidade
ResistĂȘncia
Perseverança
Integridade
Fidelidade
OPOSTAS A PERSISTĂNCIA
Rigidez
Teimosia
Fanatismo
EscravidĂŁo
ObsessĂŁo
Imobilismo
Dogmatismo
Fundamentalismo
Rigor
Resignação
INDEPENDENTES DE PERSISTĂNCIA
Criatividade
Espontaneidade
Agilidade
TolerĂąncia
Improvisação
Efemeridade
Liberdade
Flexibilidade
Pluralismo
Relaxamento
A inconstĂąncia Ă© uma forma de covardia ante os obstĂĄculos
ATIVIDADES
Diante de algum fato, prĂłprio ou alheio, que revele uma atitude de persistĂȘncia ou inconstĂąncia manifestas, podemos buscar com nossos filhos em um dicionĂĄrio o significado das palavras, ou algumas delas que estĂŁo incluĂdas no quadro anterior, e comentĂĄ-Las.
Podemos comprovar os matizes diferenciadores nas palavras da primeira coluna; o sentido totalmente exagerado ou "patolĂłgico" das palavras da segunda coluna, e a perfeita compatibilidade das palavras do terceiro grupo.
O Grand Canyon do Colorado
Podemos brincar de encontrar, dentro e fora de casa, objetos ou materiais resistentes por natureza, mas cujo uso, repetido e constante, deixou neles vestĂgios do tempo. Talvez tenham sido muito modificados ou adquiriram formas estranhas com o passar do tempo. Por exemplo, o Grand Canyon do Colorado, ou qualquer vale escavado por um rio, ou as formas caprichosas de determinados conjuntos rochosos modelados pelo vento ou pela ĂĄgua, ou uma estalactite e uma estalagmite!
Também podemos observar elementos mais próximos de nós como os degraus de uma escada, os sulcos no calçamento de uma rua, uma chave ou ferramenta, ou um telhado deformado pelo uso etc.
REFLEXĂO
Algumas prĂĄticas simples podem dar aos nossos filhos uma ideia sobre os efeitos da repetição constante. Ao derramarmos ĂĄgua sobre a areia, vemos imediatamente o efeito da erosĂŁo, mas se a ĂĄgua cai sobre uma pedra dura, o efeito Ă© totalmente imperceptĂvel. SĂł depois de muitos anos serĂĄ possĂvel apreciar o efeito erosivo (comprova-se isso em fontes de mĂĄrmore que foram corroĂdas por um pequeno filete de ĂĄgua).
A flexibilidade das formas torna possĂvel a constĂąncia do fundo
GENTE PERSEVERANTE
Podemos buscar com nosso filho, em uma enciclopédia, a biografia de personagens históricos que dedicaram suas vidas a um projeto para o bem da humanidade.
Alguns exemplos possĂveis sĂŁo Barnard, SĂłcrates, Marx, Freud, PitĂĄgoras, CasaIs, Koch, Newton, Arquimedes, Colombo, PlatĂŁo, Marconi, Da Vinci, Bell, Madame Curie, Fleming, Mozart, Pasteur, Galileu, CopĂ©rnico, RamĂłn e Cajal, Franklin, e uma longa lista de PrĂȘmios Nobel de FĂsica, de QuĂmica, de Medicina etc.
SUGESTĂES
âą SerĂĄ muito relevante constatar as dificuldades que muitos desses personagens (todos?) encontraram para realizar seus projetos e os momentos de desĂąnimo que tiveram.
âą Ă possĂvel mostrar-lhes que pessoas prĂłximas Ă sua experiĂȘncia cotidiana (familiares, vizinhos, gente da escola...) tambĂ©m se destacam pela capacidade de ser constantes e conseguir alcançar objetivos difĂceis.