ECOLOGIA

Como vejo a Ecologia

   Leonardo Kurcis 

Ser ecologista, ser defensor da natureza é o mesmo que ser Cristão.  É impossível compreender e proteger a natureza sem que sejam adotados, na forma de pensar, falar e agir, os valores contidos nos Evangelhos de Jesus.  Tampouco será possível o reconhecimento de um Cristão naquele que não amar profundamente a natureza.

 Leia o texto completo

Ecologia na ótica da Doutrina Espírita 

Defender o ar que se respira é uma simples questão de bom senso, manter a pureza da água que anima a vida é um imperativo, conservar o solo  que fornece o alimento surge como providência irrecusável.  Esta é a ecologia movida pelo interesse da sobrevivência.  Como motivação é insuficiente,  nunca permitirá identificar a verdadeira abrangência da ecologia, permite o desprezo ou esquecimento de muitas criaturas encontradas na natureza.                                    

Leia o texto completo

Carta do Cacique Seatle 

Há mais de um século e meio, em 1855, o cacique Seatle, dos Suquamish, do Estado de Washington, costa Oeste dos Estados Unidos, enviou esta carta ao presidente Franklin Pierce, em resposta a uma oferta para compra do território indígena. As reflexões do líder Suquamish ainda têm uma surpreendente atualidade.

 Leia o texto completo

O homem que plantou uma floresta  

Ele tivera uma fazenda nas planícies onde vivera a maior parte de sua vida. Ele perdera seu único filho, e depois sua esposa. Ele retirou-se à solidão, onde ele se comprazia numa vida sossegada, com seu rebanho de ovelhas e seu cachorro. Ele concluíra que aquela terra estava morrendo por falta de árvores e acrescentou que, não tendo nada mais importante para fazer, ele decidira remediar aquela situação.

Leia o texto completo

Pioneiro na defesa do meio ambiente

Por iniciativa do CIEE- Centro de Integração Escola e Empresa e do jornal "O Estado de São Paulo,"Paulo Nogueira Neto, recebeu o título de Professor Emérito de 2005. Conheça as importantes contribuições na criação de reservas ambientais, controle da qualidade das águas das praias, criação de abelhas sem ferrão. Destaca-se como o maior conhecedor das abelhas sem ferrão em todo o mundo.

Pioneiro na defesa do meio ambiente - Unknown Artist
00:00 / 00:00

Biodiversidade e diferenças humanas

A preservação de todas as espécies de animais e vegetais é tão importante quanto o respeito e a preservação das diferenças entre os humanos. As diferenças culturais, religiosas e físicas representam vantagens e não problemas a serem enfrentados. Esse é o principal desafio no processo de globalização. A diversidade das espécies de vidas mantém o equilíbrio de nossa casa planetária.

Biodiversidade e diferenças humanas - Unknown Artist
00:00 / 00:00

Biomas em perigo

A mata atlântica, a floresta amazônica, os serrados e o pantanal são exemplos de biomas. No mundo existem 34 biomas  em perigo de extinção entre eles a mata atlântica e os serrados brasileiros. Nesses 34  biomas são encontradas 75% da biodiversidade mundial.

Biomas em perigo - Unknown Artist
00:00 / 00:00

Ecologista é o mesmo que ser cristão

Como cristão temos no ensinamento de Jesus, amemos o próximo, a principal motivação para protegermos a natureza.  Próximo na natureza compreende a humanidade, os animais e os vegetais. Os espíritos, criação de Deus, se valem em sua caminhada evolutiva, sucessivamente de corpos vegetais, animais, humanos até alcançar a condição de angelitude quando dispensam o uso de corpos físicos.

          Esse entendimento sobre de quem é o nosso próximo conclui o processo de inclusão que começou com Moises.  Ele ensinou a proteger a família, Jesus foi além, ao considerar próximo toda a humanidade, mesmo que possam ser adversários ou inimigos. Agora temos que próximo é toda e qualquer expressão de vida.

           No lugar de destruir devemos proteger e cooperar com todos os seres.

 

Compromisso com a vida

Os corpos animados são os altares da vida, sejam eles humanos, animais ou vegetais. No lugar de destruição e competição o homem deve estabelecer vínculos de cooperação, proteção e amor com todas as formas de vida. Classificar os seres, considerados inferiores aos humanos, em úteis e perniciosos, é resultado da miopia espiritual a ser superada.

Compromisso com a vida - Unknown Artist
00:00 / 00:00

Consumo sustentável

A fábula "galinha dos ovos de ouro" expressa bem como devemos considerar a questão do consumo. Consumo sustentável significa preservarmos a "galinha", ou seja,  o planeta Terra. Convém lembrar que a reencarnação faz de nós herdeiros de nós mesmos. Que tal encontrarmos o planeta em condições melhores ou pelo menos em condições semelhantes às que deixarmos.

Consumo sustentável - Unknown Artist
00:00 / 00:00

Educação ambiental

O autodescobrimento permite um mergulho ao nosso mundo interior e  a educação ambiental construirmos a harmonia com o mundo exterior. Harmonia  é valorizarmos os relacionamentos com os humanos e com tudo que nos cerca, os animais, as plantas e a base física do planeta.

Educação ambiental - Unknown Artist
00:00 / 00:00

Emocione-se com os animais

O amor entre humanos e animais, bem como  entre os próprios  animais, emoldura  episódios emocionantes. Você irá lembrar de outros que poderão ser acrescentados. Se as lágrimas vierem aos seus olhos, significa que  você está exercitando o amor ao "próximo". Próximo compreende os familiares, os amigos, os adversários, os animais e as plantas.

Emocione-se com os animais - Unknown Artist
00:00 / 00:00

Lição de reciclagem

Nas ruas de São Paulo, dê preferência, aos homens que empurram dez mil carrocinhas. Recolhem toneladas de papel, plástico e metal. Depoimentos e recomendações para facilitar o trabalho dos homens com suas carrocinhas.

Lição de reciclagem ( parte 1) - Unknown Artist
00:00 / 00:00
Lição de reciclagem ( parte 2 ) - Unknown Artist
00:00 / 00:00